Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
Hoje vamos falar sobre algo que você conhece pelo nome, mas talvez ainda não tenha pensado em fazer uma viagem para conhecer pessoalmente: o deserto. É certo que ao redor do mundo existem alguns desertos, sendo os mais conhecidos o Saara, o do Atacama, dentre outros.
Nesse sentido, muitas pessoas já devem ter visto em filmes e talvez tenham ficado com receio de ir até um deserto desses, mas saiba que muitos propõe uma beleza inesquecível e dias encantadores. Vamos conhecer melhor?
Inicialmente, é relevante dizer que o Deserto do Atacama, por exemplo, é um dos destinos mais procurados do mundo. Acredita? Sim, esse local no norte do Chile é bastante visado por diversos turistas que buscam uma nova aventura.
Nesse sentido, à cerca de 100km de Calama, o aeroporto mais próximo para quem vem de avião, está o Deserto do Atacama e por transporte aéreo é a melhor forma de chegar. Inclusive, algumas companhias famosas por fazer esse percurso são a Latam e a Sky Airlines. Mas, você pode ir de ônibus ou carro particular também.
Ressalta-se que, apesar dos desertos famosos encontrados em outros continentes, o Deserto Atacama se torna mais viável para nós, brasileiros, uma vez que fica no Chile (América do Sul) e, portanto, existe o acordo de livre circulação, o que possibilita que apenas com o seu RG, você possa conhecer tranquilamente o país e suas belezas, com o próprio deserto.
No entanto, saiba que, é preciso ter o seu documento bem conservado e ter a data de expedição sem ultrapassar os 10 anos. Logo, não é preciso de visto para entrar no país, facilitando e incentivando o turismo pelo continente.
Ainda, tenha consciência de que no Chile, a CNH não é válida como identidade assim como no Brasil, porém se você dirigir pelas ruas chilenas, o documento é válido perante a lei de trânsito do país.
Outro fator interessante é o clima, pois imaginamos que sempre estará muito calor e que seja difícil o acesso ao deserto por conta disso.
Mas, no Deserto do Atacama, as chuvas são extremamente raras e se você busca temperaturas não tão extremas, os meses de outono e primavera são mais indicados.
Já durante o inverno pode-se esperar temperaturas muito baixas a noite e dias agradáveis para conhecer o deserto.
Por fim, saiba que a cidade mais indicada para se hospedar no deserto é a cidade de San Pedro do Atacama que é um vilarejo com aproximadamente 5 mil habitantes e apesar de ter diversos hotéis, hostel, entre outras opções, é sempre bom fazer sua reserva com antecedência.
Além disso, caso faça uso de algum remédio, não se esqueça de levá-lo, pois o acesso a farmácias e hospitais é um pouco difícil no local.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse destino, me conta, quando você vai estar pessoalmente nesse deserto? Aproveite a viagem e se precisar, estamos aqui! Até a próxima!