Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
Acredito que você deve estar pensando que todo avião é muito grande ao ler o título desse texto, porém, acredite uns são muito maiores que outros.
Na verdade, eu me lembro da minha primeira vez em um aeroporto assistindo aos aviões chegarem e partirem e apenas pensando:
Como essa coisa enorme pode conseguir voar?
Mas, ainda bem, temos a ciência para explicar. De qualquer forma, já é espetacular o tamanho dos aviões comerciais, mas alguns são realmente enormes e hoje vamos conhecer um pouco melhor sobre as aeronaves.
Inicialmente, é importante que a gente entenda que a maior parte do mundo é capitalista, logo, as empresas pensam sim em fazer aviões maiores para que possam aumentar sua capacidade de transporte ofertando mais passagens e, consequentemente, mais vendas.
Mas ainda havia mais duas questões no fim da década de 1980, para que a Airbus desenvolvesse um avião de passageiros de capacidade ultra alta: primeiro, porque assim completaria sua linha de aeronaves com opções para todos os segmentos. Segundo, porque queria batera dominância da concorrente Boeing nesse quesito, com seu 747.
Assim, nasceu o avião com a maior capacidade de transporte de pessoas do mundo: o A380 (capacidade máxima de 853 ocupantes). No entanto, foram feitas melhorias e somente em 2005 ocorreu o voo inaugural e, depois, em 2007, finalmente seu uso comercial foi feito pela Singapore Airlines. Assim, em 2016, já tínhamos 187 aeronaves dessas em diversas companhias aéreas e somente Guarulhos, Viracopos e Galeão (RJ) estavam certificados para recebê-lo.
Já em 1990, a maior fabricante americana de aviões estava estudando o desenvolvimento de um substituto para os modelos 767 e 747- 400, que começavam a se tornar menos atrativos no mercado. No fim, a crise aérea que sucedeu os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 levou a uma reorganização do programa de desenvolvimento, que culminou com a criação do 787 Dreamliner.
Assim, a proposta aqui era em conexões ponto a ponto, com voos diretos, levando menos passageiros. Logo, essa aeronave herdou tecnologias desenvolvidas no projeto do avião de alta velocidade abortado pela Boeing e combinou a isso uma eficiência no consumo de combustível, gastando 20% menos querosene de aviação que o antigo 767. Ainda, o primeiro uso comercial se deu em outubro de 2011.
Logo, até abril de 2006, 403 Dreamliners foram construídos e entregues às companhias aéreas sendo as principais usuárias a All Nippon, Airways, a Japan Airlines, a Qatar Airways e a Air India.
Por fim, mirando o mercado de aviões de passageiros de pequeno porte, com capacidade de transporte de 70 a 124, a Embraer lançou em 1999, no Paris Air Show, sua família E-jet, com quatro modelos: E170, E175, E190 e E195. Sendo que, este último é o maior e mais notório membro do grupo.
Assim, é um avião bimotor a jato de configuração narrow-body (ou seja, com um único corredor interno, separando fileiras de duas poltronas de cada lado). Portanto, ele é ideal para viagens de curto a médio alcance.
Sendo assim, primeiro voo aconteceu em 16 de junho de 2002 e as primeiras vendas se deram para companhias aéreas estrangeiras, embora seja um avião de fabricação nacional. Mas, hoje, contudo, a maior operadora de E195 no mundo é da Azul, com 65 aeronaves.
Agora que já conhecemos um pouco melhor sobre as aeronaves, qual delas você quer entrar e viajar?
Quando será sua próxima viagem?
Espero que em breve você já esteja vivendo uma nova aventura e conte com a gente no caso de alguma eventualidade. Até a próxima!