Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
Inicialmente, caso você pense em conhecer a Torre Eiffel, o Coliseu, a Disney, pode ficar nesse post porque a gente vai falar sobre a primeira coisa que você deve fazer para sair do Brasil: Tirar seu passaporte! Assim, hoje vamos falar sobre o passaporte brasileiro, como solicitar e o motivo de ser tão importante! Inclusive, já fique sabendo que o passaporte brasileiro está entre os 20 (vinte) mais poderosos do mundo e entre os 05 (cinco) melhores da América do Sul!
A primeira coisa que devemos entender é o que é um passaporte, pois não podemos o confundir com um visto.
Portanto, o passaporte é um documento de identificação que registra entradas e saídas, vistos e outras autorizações, sendo diferente do visto que, por sua vez, é a autorização que um país concede a estrangeiros, permitindo sua entrada e circulação no território, a turismo ou a trabalho.
Por exemplo, caso você queira conhecer a Disney em solo norte-americano, você vai precisar dos dois, tanto o passaporte quanto o visto. Mas, caso queira conhecer o Coliseu que fica localizado na Itália, em solo europeu, você não vai precisar do visto, apenas do seu passaporte pelo menos por alguns meses.
Diante disso, é válido saber que alguns países famosos como Estados Unidos, Canadá, Austrália, exige visto para o brasileiro adentrar. Mas outros países como Itália, França, Portugal, vão apenas exigir o passaporte brasileiro para que você consiga ser um turista por geralmente 03 (três) meses. Mas, depois é preciso conseguir um visto para permanecer legalmente em solo europeu.
Além disso, o Japão e a China que possuem uma cultura tão diferente da brasileira e atrai cada vez mais turistas, também exigem visto.
Contudo, existem países que você não precisará se preocupar com o visto e sequer com o passaporte, acredita? São eles: Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Uruguai, dentre outros países que compõe o MERCOSUL. No entanto, é importante saber que apesar de ser possível viajar a países do MERCOSUL sem passaporte, a viagem precisa ser a turismo (caso não seja, apenas a identidade não será suficiente para permanecer no país) e o viajante esteja portando uma cédula de identidade em bom estado de conservação e cuja fotografia ainda identifique plenamente o titular.
Assim, CNH, OAB, CRM, dentre outros, não serão aceitos como documento de identificação. Por fim, saiba também que embora a identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas, bancos e cartórios podem negar identidades emitidas há mais de 10 (dez) anos, por medida de segurança contra fraudes.
Bom, agora que você já sabe onde usar e o motivo de precisar do passaporte, vamos entender como conseguir um. A primeira coisa é preencher a solicitação no site da Polícia Federal (para facilitar, tenha seu RG e CPF em mãos), após, você deve pagar o boleto da GRU e logo depois, com o boleto quitado, você pode agendar o seu atendimento no site da Polícia Federal.
Ainda, ressalta-se que cada situação exige documentos e valores de boletos distintos que estarão dispostos no site da Polícia Federal, ou seja, caso não seja seu primeiro passaporte, terá que apresentar outros documentos no momento de renová-lo além de pagar uma taxa diferente.
Mas, agora que você já sabe, qual será o seu próximo destino internacional? Divirta-se! Até a próxima!