Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
Caso você consulte um dicionário, “intercâmbio” é a correspondência mútua de relações entre nações que envolve comércio, cultura, esporte etc.
Sendo assim, fazer um intercâmbio é ter trocas com as pessoas de diferentes culturas, línguas, enfim, é praticamente viver por um tempo em outro espaço do qual você está acostumado. Nesse sentido, vamos falar um pouco mais sobre isso hoje e entender melhor os tipos de intercâmbios que você pode se interessar em realizar.
O primeiro tipo de intercâmbio que podemos falar é o de High School voltado para jovens que têm entre 14 e 19 anos e buscam cursar um semestre ou um ano do seu ensino médio no exterior. Durante este período, além de aprender o idioma, os intercambistas frequentam a escola regularmente – como qualquer jovem local, o que permite uma experiência imersiva da cultura do destino.
Caso você opte por esse intercâmbio, o mais comum é morar em alojamento ou casa de família e é relativamente fácil obter a equivalência de diplomas no Brasil.
O segundo intercâmbio bem famoso é o intercâmbio de idiomas. Nesse, a duração pode ser de um mês a um ano e o valor irá variar de acordo com o país, a escola e o tempo de permanência. Sendo assim, diversos destinos são conhecidos para esse tipo de intercâmbio como o Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Malta, dentre outros.
Nesse caso, você pode comprar um curso de idiota, por exemplo, inglês, espanhol e outros e fazer junto com a vivência cultural do país.
Logo, tanto alunos com nível mais básico quanto os que já possuem nível mais avançado de fluência podem aproveitar a experiência.
Quem já possui um nível intermediário ou avançado e deseja apenas adquirir segurança no idioma, por outro lado, pode mirar em programas ou cursos combinados, oferecidos por instituições de ensino superior.
Ademais, você pode aliar seu intercâmbio com um trabalho e garantir um salário enquanto estiver no país de destino.
Portanto, podemos falar sobre Au Pair é um programa de trabalho remunerado como babá, especialmente nos Estados Unidos, mas também em diversos países da Europa.
Nesse programa, tudo é regulado pelo governo e geralmente mulheres se candidatam, mas alguns locais já aceitam homens também.
Assim, você trabalha por 45 horas normalmente e tem um tempo livre para fazer cursos, ir em festas, conhecer outros lugares, enfim, viver bastante essa experiência.
Por fim, sabendo de todas essas possibilidades de viver algo diferente, qual tipo de intercâmbio será o seu?
Nós esperamos que se divirta e aprenda muito, afinal, essa é uma experiência única! E, claro, não se esqueça, qualquer problema em sua viagem, procure a gente! Até a próxima!