As férias escolares de julho impulsionam o turismo anualmente sendo um momento muito promissor para viagens aéreas e rodoviárias no Brasil. Ora, é nesse momento que muitos pais costumam também tirar férias para poder passar um tempo de qualidade com os filhos.
Além disso, profissionais da educação também costumam estar mais livres para curtir o período e renovar as energias para mais um semestre. Nesse sentido, hoje vamos falar um pouco melhor sobre o impacto das férias escolares.
Uma recente pesquisa realizada pelo “Booking.com” indicou que com a proximidade das férias do meio do ano, as viagens pelo Brasil já estão sendo programadas, sendo certo que em grande parte são as famílias que estão planejando esse momento especial.
Assim, a pesquisa indicou que houve um aumento de 112% na busca de passagens aéreas para este perfil. Esse resultado, evidencia, inclusive, dados de outra pesquisa realizada pelas Tendências de Turismo do Ministério do Turismo, segundo os quais 55% das viagens realizadas pelos brasileiros são com parentes.
Ainda, algumas cidades do Brasil dispararam nas buscas como Santo Amaro (MA), Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), Balneário Camboriú (SC) e Arraial d’Ajuda (BA). Nesse sentido, é possível averiguar que as maiores intenções nas viagens é que seja para um lugar de sol e praia, além do que as famílias possam passar um tempo junto em meio a correria do dia a dia. Ademais, outro fator influenciou nas viagens: a queda nos preços registrada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho.
Contudo, passagens aéreas ainda são consideradas de preço elevado para os brasileiros. Inclusive, isso faz com que a viagem seja mais curta em julho para equilibrar os gastos, de acordo com um estudo completo realizado pelo buscador de voos Viajala.
De acordo com o levantamento da Viajala, as viagens nacionais buscadas para julho deste ano têm uma duração média de 4 dias a menos em comparação com o ano passado, uma queda de 28,5%, passando de 14 dias em 2023 para 10 dias em 2024. Já as viagens internacionais têm uma redução média de apenas 1 dia, com a duração média caindo de 14 para 13 dias.
Ainda assim, apesar dos preços elevados, o brasileiro costuma optar por ter um tempo de qualidade em família do que não viajar, o que é ótimo para saúde mental e para formar memórias em família!
E você? Já se planejou para aproveitar com a família um momento especial de férias? Conte conosco se tiver problemas em sua viagem, mas esperamos que seja um momento único! Até a próxima!