Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
Imagine a seguinte situação, você vai viajar de avião, porém, seu voo não é direto, possui conexões, seja porque seria mais barato viajar dessa forma ou porque é uma distância considerável.
Porém, você não sabe ao certo os cuidados necessários para não perder seu voo que finalmente te levará ao seu destino, como despacho de malas, horários, dentre outros. Nós sabemos que isso é totalmente normal e vamos tentar ajudá-lo nesse texto!
A primeira dúvida mais frequente é se em voos com conexão é necessário realizar um novo check-in e despachar novamente sua bagagem.
Bom, apesar de normalmente não haver a necessidade de fazer o check-in de novo, é importante perguntar ao atendente da companhia aérea sobre isso logo que fizer o embarque do primeiro voo.
Além disso, é nesse momento também que o viajante descobre se a sua bagagem estará no destino final da viagem ou se é preciso fazer um novo despacho.
Dessa forma, caso o viajante tenha que fazer um novo check-in, ele deve retirar sua bagagem na esteira de praxe e se dirigir ao balcão da companhia aérea para repetir o procedimento realizado no primeiro voo.
Inclusive, é relevante dizer que para descobrir o se o check-in já está disponível perceba o número do voo que está impresso na passagem ou no bilhete.
Por outro lado, quando não é necessário realizar um novo check-in, apenas será preciso que você se dirija ao próximo embarque. Para isso, é comum receber a informação sobre os voos de conexão quando o desembarque está próximo, ainda dentro do avião.
Entretanto, pode acontecer também é comum contar com a ajuda da equipe da companhia aérea que fica próxima da área de desembarque, além de visualizar os voos nas telas encontradas pelo saguão do aeroporto.
Assim, é só buscar a informação com os dados que constam na passagem: companhia aérea, destino e hora e ir ao portão de embarque indicado para o próximo voo.
Outras dicas importantes são sobre o tempo entre um voo e outro, talvez seja interessante buscar o mapa do aeroporto que será realizada a conexão, tendo em vista que alguns são grandes demais e o tempo entre as conexões pode ser curto.
Para não ter problemas com o tempo, é aconselhável também não passear no aeroporto no momento da conexão, procurar imediatamente o que deve ser feito antes do embarque, como passar pela migração que geralmente possui filas.
Além disso, mantenha seu cartão de embarque e documentos de forma acessível e procure rapidamente a companhia aérea de seu voo para tirar eventuais dúvidas.
Por fim, evite correr nos aeroportos, principalmente os internacionais e quando se está pilotando carrinhos de bagagem, ou seja, tenha cuidado com sua locomoção.
Caso tenha atrasos nos seus voos por conta da própria companhia aérea e não por sua culpa como o voo da conexão decolar antes mesmo do seu voo inicial pousar no aeroporto, você deve solicitar uma compensação à companhia aérea para que ela forneça um atendimento qualificado nesse cenário.
Isso inclui refeições e encaixe em um próximo voo disponível de forma mais rápida possível. Porém, caso seu voo fique para o dia seguinte, a companhia deverá providenciar até mesmo um hotel.
Nesse sentido, é importante saber também que apesar de a companhia aérea ser responsável por qualquer tipo de atraso em voos com conexão, o seguro viagem pode te salvar de alguns imprevistos também, basta estar ciente da totalidade da cobertura que seu seguro oferece.
Acreditamos que agora você não haverá erros em relação a voos com conexão, porém, caso tenha qualquer tipo de problema, pode nos procurar! Até a próxima!