Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
Você sabe o que é bagagem especial? Não?
Mas, talvez, você já tenha visto inúmeras vezes esse tipo de bagagem nos aeroportos e não ter ideia de como seria transportado, pois bem, vamos entender como acontece quando queremos viajar com pranchas de surf, instrumentos de música, dentre outros.
Para saber se você está levando uma bagagem que é considerada especial, o melhor é se informar com a companhia aérea que fará a sua viagem se ela considera como especial o item que você está levando.
Nesse sentido, normalmente, os objetos que ultrapassam o limite para despacho de bagagem, ou seja, possuem dimensões maiores que as normalmente permitidas pelas companhias aéreas, podem ser considerados bagagens especiais.
Logo, podemos enquadrar nessa categoria itens como instrumentos musicais, equipamentos esportivos, monitores, televisores, entre outros e você deve se informar se será permitido levar, além do valor cobrado pelo transporte desses itens.
Assim, é imprescindível que você busque as informações acima com antecedência, mas é comum que em voos nacionais, os itens que fazem parte dessa classe podem ter, no máximo, 45 quilos para as empresas Azul, Gol e LATAM.
Caso passem disso, devem ser transportados como carga. Já em voos internacionais, o peso pode depender do país de destino porque alguns não aceitam bagagens especiais com mais de 32 quilos.
Reunimos alguns itens comuns que são despachados como bagagens especiais para que você possa entender melhor como faria se quisesse levar algo desse tipo em sua próxima viagem: Para bicicletas, elas precisam estar desmontadas e guardadas dentro de mala especial que protege as peças, além de algumas companhias exigirem que o pneu esteja vazio; as bolas devem ser levadas murchas e embaladas e equipamentos esportivos como prancha de surf, skate, dentre outros só podem ser transportadas em embalagens específicas para o item ou nas caixas originas assim como instrumentos musicais que devem estar em suas cases recomendadas, sendo estipulado por algumas companhias aéreas o peso e tamanho que são permitidos; Artigos eletrônicos superiores a 26 polegadas precisam também estar em embalagem segura com adesivação de frágil e embalados em plástico bolha assim como carrinhos de bebê.
Além disso, caso não queira transportar as bagagens especiais no porão do avião por conta de sua fragilidade ou valor, é possível carregá-las em um assento comprado adicionalmente na cabine de passageiros e esse preço varia conforme a tarifa em vigor adequada para uma pessoa adulta.
Por fim, é importante estar atento as regras de cada companhia aérea em casos de conexões e, também não se esqueça de preencher uma declaração de bagagem se for o caso de enviar itens extremamente valiosos financeiramente porque com isso você passará a possuir uma espécie de seguro para os seus equipamentos em casos de roubo ou extravio.
Desta forma, a companhia consegue indenizar o passageiro conforme o valor declarado anteriormente.
Agora que você já sabe as regras para os itens de bagagem especial, qual será o seu próximo destino? Aproveite! Até a próxima!