Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
A pandemia relacionada ao COVID-19 trouxe um prejuízo financeiro para o setor aéreo tendo em vista as limitações impostas nesse período.
Nesse sentido, além de prejuízos históricos, demissões em massa e da alta dos combustíveis, que levou o preço das passagens às alturas, as companhias aéreas ainda precisam lidar agora com a alta das reclamações, inclusive em sede judicial que leva a alta demanda de condenações.
O site G1 pediu um levantamento do Reclame Aqui que mostra que o número de contestações às empresas subiu 117,3% na plataforma entre 2019 e 2021, ou seja, em números absolutos, saltou de 53.049 para 115.305 questionamentos, considerando apenas as companhias nacionais.
Já este ano de 2022, apenas de janeiro a maio, já foram 53.096 reclamações, o que ultrapassa o patamar de 2019 inteiro.
Além disso, o agregado de reclamações dos últimos três anos e meio mostra que 45% das denúncias têm a ver com cancelamentos.
Outras 38,5% são destinadas ao atendimento das companhias aéreas.
Essa explosão de reclamações está intimamente ligada com os serviços prestados pelas companhias, sendo um fator principal para a piora as diversas demissões no setor, sendo certo que com a falta de funcionários é difícil a resolução dos problemas.
Ainda, pela pesquisa do g1, o Sindicato Nacional dos Aeroviários informou que para obter um balanço dos cortes no setor, a entidade contabiliza mais de 2 mil demissões entre julho de 2020 e novembro de 2021, excluindo pilotos, copilotos e comissários (que não afetariam o atendimento em solo).
Ademais, a Latam reduziu em quase 30% o seu quadro total de funcionários e, na mesma esteira, a Gol reduziu seu quadro de pouco mais de 16 mil funcionários para quase 14 mil durante a pandemia.
Apesar das empresas acreditarem que não é o número de funcionários o problema e sim as mudanças nas operações do setor aéreo que se tornou mais complexo após a pandemia, lideranças do Reclame Aqui ainda acreditam fortemente que mais funcionários ajudariam a melhorar a situação.
É importante destacar que, apesar da via judicial ser amplamente conhecida, há outras formas antes dela para reclamação dos serviços aéreos.
Portanto, além das plataformas clássicas de reclamação na internet, é possível fazer denúncia para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou no portal consumidor.gov.br, da Secretaria Nacional do Consumidor. Inclusive, segundo esse portal, das principais companhias aéreas, a Azul tem a melhor nota.
São 100% de reclamações respondidas e mais de 91,9% do índice de solução. Já a Latam, apesar de um pouco abaixo, também respondeu a todas as notificações no último ano, com taxa de solução de 76,4%. E por fim, a Gol registra 99,9% de respostas e 75,7% de solução.
Porém, caso não tenha solução as tentativas de reclamação e de acordo com a empresa aérea pelas vias administrativas, como informamos acima, é importante que você procure ajuda de pessoas especializadas no assunto para que não fique no prejuízo.
Nesse caso, pode contar com a gente, estaremos aqui para te auxiliar, afinal você não pode simplesmente deixar de contar com esse serviço essencial de transporte, não é verdade?
Até a próxima!