Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
Uma das coisas mais importantes na hora de viajar de avião, é escolher a classe de voo, principalmente se for uma viagem longa.
Nesse sentido, é essencial que você conheça as classes de voo não só para o seu conforto, mas também para suas economias.
Vamos entender, então, as diferenças entre elas hoje!
Inicialmente, o primeiro tipo de classe de voo e mais conhecido é a classe econômica é a classe mais simples e que possui as passagens mais baratas disponíveis nas companhias aéreas. Em geral, na classe econômica, quem está viajando tem a sua disposição assentos, encostos de cabeça, de braços e de pernas ajustáveis.
Uma das marcas registradas dessa classe, no entanto, é que são diversos assentos e todos ficam bem próximos uns dos outros.
Inclusive, no Brasil, qualquer voo doméstico é feito na classe econômica. Por isso, o que muda por aqui são as tarifas, que podem ser mais flexíveis, em caso de desmarcação ou remarcação de viagem, por exemplo, ou bem restritas – e é por isso que, nos voos domésticos, existem vários preços para um mesmo trecho, em um mesmo avião.
Ainda, é possível um modesto cardápio de comida e recursos multimídia como filmes, música, dentre outros.
Já na classe executiva, os assentos são maiores e confortáveis, com larguras de 86 centímetros e espaço de pernas de até 220 centímetros.
O espaço é tão maior em relação a classe econômica, que os assentos podem viram camas.
Ademais, os cardápios de comida e bebidas são mais variados. Inclusive, a qualidade das bebidas servidas (em copos que não são de plástico) até as refeições mudam sendo servidos até mesmo prato, garfo e faca reais.
Ainda, os passageiros da classe executiva também podem ficar mais tranquilos em relação às malas, já que os limites de bagagem são maiores. Por fim, saiba que os preços são mais altos das passagens, mas grande parte das classes executivas também fornecem lounges diferenciados nos aeroportos para garantir o descanso de quem faz conexões longas. Vale muito a pena!
Enfim, temos a primeira classe que pode custar até cinco vezes mais que a passagem em classe econômica.
Nessa classe, não existem assentos, mas sim poltronas bem luxuosas, espaçosas e confortáveis. Algumas companhias oferecem verdadeiras suítes para cada passageiro, com camas, banheiros com duchas, lençóis, travesseiros e muito mais.
O padrão do serviço é de alto nível, com atendimento excelente. Inclusive, os pratos são preparados por chefs exclusivos e renomados. Além disso, a tela multimídia individual tem inúmeras opções de entretenimento à disposição, como televisão, vídeos, séries e filmes. Ademais, o passageiro também tem direito de usar a sala VIP, com bares e restaurantes de pontas, e prioridade no check-in e no embarque. É ou não é um sonho?
Agora que você já sabe das diferenças entre as classes, que tal escolher sua próxima viagem em uma classe diferente da sua última viagem? Mas, caso esteja com o objetivo de economizar, saiba que o mais importante é sempre viajar e conhecer novos lugares! Aproveite! Até a próxima!