RAISSA DA SILVA CASTILHO
2 min de leitura
03 Oct
03Oct

Hoje não estamos aqui para te colocar mais medo ainda de andar em um avião, porém, você já pensou os locais onde os voos são mais complicados de pousar? 

Talvez só por curiosidade seria interessante saber em qual lugar você sentiria mais frio na barriga em estar chegando, não? Pensando nisso, hoje vamos conhecer alguns aeroportos que são apenas para os bons pilotos!

Inicialmente já podemos falar do aeroporto apelidado como “o mais inútil do mundo” porque o cortante de vento da pista sobre penhasco torna o pouso perigoso no local. Mas, atualmente é utilizado. Ora, já reconheceu? 

Estamos falando do aeroporto em Santa Helena, uma ilha no meio do Atlântico! Mas, esse local talvez não te chame atenção por ser afastado demais e as chances de uma visita sua é pequena. Porém, outros lugares bem famosos também possuem pistas complicadas para os pilotos.

O primeiro local bem conhecido e que talvez você não saiba o quão difícil é pousar, é o aeroporto localizado em Madeira (Portugal). A proximidade do aeroporto a terrenos elevados significa turbulência e um cortante do vento na aproximação final. Sendo assim, a pista termina na beira de um penhasco de cada lado – mas felizmente a pista é baixa, com uma estrada logo abaixo.

Ainda, na Índia, o 23º aeroporto mais alto do mundo não parece muito alto, mas a verdade é que Leh fica a 3,3 mil metros (10.682 pés) acima do nível do mar. Além disso, cercado por montanhas, com pista curta, ele é assolado por ventos fortes no período da tarde, fazendo com que os voos sejam restritos apenas à manhã.

Outro aeroporto que chama atenção e é bem famoso com os vídeos que são divulgados na internet é o Aeroporto de Saint Maarten (Caribe). É comum aqui que muitos fiquem na praia olhando os voos porque a pista começa diretamente na praia, o que significa que os aviões pousam bem acima da cabeça dos banhistas. 

Porém, além do risco de machucar alguma pessoa na praia, os pilotos devem ficar atentos ao pouso numa pista curta. Inclusive, em 2017, uma mulher morreu após uma explosão de uma turbina enquanto estava pendurada na cerca do aeroporto com outros turistas, em trajes de banho, assistindo à decolagem.

Por fim, não podemos deixar de mencionar o Aeroporto de Gibraltar. Bom, essa parte de terra inglesa na verdade fica na Espanha e tem uma pista curiosa por ser cortada por uma avenida. Assim, a Avenida Winston Churchill corta a pista ao meio e é fechada toda a vez que um avião se aproxima para pousar ou decolar. 

Além disso, é interessante também comentarmos sobre o aeroporto de Paro, no Butão. Esse é o único aeroporto internacional do Butão, mas poucos pilotos são autorizados a pousar no local tamanha a dificuldade do pouso. Inclusive, os altos picos que passam dos 5 mil metros e a proximidade com os paredões rochosos são de tirar o fôlego.

E aí? Preparado para pousar em algum lugar que mencionamos acima? É uma aventura, porém, conhecer um novo lugar sempre vale a pena! Conte conosco para eventuais problemas! Até a próxima!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.